Uma das especialidades da terapia ocupacional, a Arteterapia utiliza da arte e da expressão artística para recuperar a saúde mental, o bem-estar emocional e a socialização do paciente.
A origem da Arteterapia tem como grande influência a psicologia analítica de Carl Gustav Jung, psicólogo que usava a expressão artística para ajudar os seus pacientes a expressarem suas emoções. No Brasil, essa terapia chegou com uma aluna de Jung, a psiquiatra Nise da Silveira, considerada uma grande revolucionária no tratamento mental do país devido a sua conduta humanizada.
São utilizados diversos tipos de arte para o tratamento com Arteterapia; confira a seguir os principais:
Pintura;
Desenho;
Narração de histórias;
Dança;
Música;
Escrita criativa;
Artesanato.
Com a ajuda no desenvolvimento pessoal e emocional do paciente, surgem diversos benefícios da Arteterapia, entre eles:
Autoexpressão;
Melhora na concentração;
Autonomia;
Combate ao estresse e ansiedade;
Potencializa a confiança.
A principal função da Arteterapia é explorar, expressar e comunicar aqueles sentimentos e pensamentos que não somos conscientes. Durante a criação, o paciente pode representar atos de agressividade, abandono, perda, abusos, tudo isso de forma inconsciente. Por isso, essas expressões artísticas são extremamente importantes durante o tratamento da psicoterapia.
A Clínica Crescer possui a estrutura adequada para realizar terapias dinâmicas e complementares como a Arteterapia, que ajudam no equilíbrio emocional e no bem-estar do paciente. Visite nosso espaço no Riacho Fundo II.
A Psicoterapia é responsável pelo diagnóstico e tratamento de doenças psíquicas, proporcionando qualidade de vida e bem-estar ao paciente.
A Horticultura Terapêutica estimula pacientes a estarem ao ar livre fazendo a manutenção de hortaliças e cuidando de plantas medicinais em um ambiente relaxante.
Os pacientes internados possuem uma alimentação balanceada e planejada pela equipe de nutrição, que cuida desde o plano dietético até a garantia de higiene do refeitório.
A Terapia Individual é baseada na busca por elementos inconscientes que influenciam diariamente nos sentimentos, pensamentos e ações do indivíduo.
Unindo música e saúde, a Musicoterapia ganhou seu espaço nas clínicas psiquiátricas após estudos que comprovam o seu benefício na melhora da concentração, comunicação e expressão do paciente.
A Psicoterapia em Grupo é o método terapêutico em que o profissional atende três ou mais pessoas, mediando conflitos e proporcionando uma relação aberta, acolhedora e saudável entre os envolvidos.
A assistente social é responsável por assegurar o bem-estar do paciente, seja físico, psicológico ou social, e valorizando o desenvolvimento integral do ser humano como sujeito de direito.
Artes Cênicas e Psicoterapia se unem para ajudar no bem-estar emocional e social, complementando o tratamento de pessoas com transtornos de humor ou dificuldades de socialização.
A Yoga se tornou uma terapia alternativa capaz de melhorar a qualidade de vida e reequilibrar o indivíduo, tanto fisicamente quanto mentalmente.
A Psicoterapia Familiar é o método terapêutico em que o mesmo psicólogo atende vários membros da família ao mesmo tempo, buscando mediar e ajudar a solucionar conflitos no ambiente familiar.
Com acompanhamento 24h de um quadro de enfermeiros e técnicos em enfermagem qualificados, os pacientes têm sua integridade física e mental asseguradas.
Uma das especialidades da terapia ocupacional, a Arteterapia utiliza da arte e da expressão artística para recuperar a saúde mental, o bem-estar emocional e a socialização do paciente.