Unindo música e saúde, a Musicoterapia ganhou seu espaço nas clínicas psiquiátricas após estudos que comprovam o seu benefício na melhora da concentração, comunicação e expressão do paciente.
São utilizadas frequências sonoras estudadas e escolhidas para produzir o efeito necessário em cada caso. Essas ondas sonoras são então codificadas, decifradas e armazenadas pelo cérebro do paciente, que pode participar tocando algum instrumento ou apenas ouvindo.
A Musicoterapia pode ser aplicada em diversas situações, melhorando o bem-estar do paciente e beneficiando o tratamento psiquiátrico. Veja a seguir suas principais aplicações:
AVC — ajuda na afasia, melhorando a comunicação do paciente e o ajudando a recuperar palavras esquecidas.
Parkinson — algumas frequências sonoras podem reduzir os tremores.
Ansiedade — redução do estresse e ansiedade, ajudando na produção de endorfina.
Além dos benefícios citados nas aplicações acima, a Musicoterapia ainda pode ajudar o paciente na:
melhora de distúrbios do comportamento;
diminuição de dores crônicas;
redução de estresse e ansiedade;
produção de endorfina;
preservação da memória.
Embora seja indicada principalmente no tratamento de doenças neurodegenerativas, como o Alzheimer, a Musicoterapia possui benefícios que podem ser aproveitados por todos. Tocar algum instrumento ou mesmo apenas escutar, funciona como uma forma de comunicação e expressão dos sentimentos.
Sabendo da importância de um atendimento humanizado e dinâmico quando se trata de saúde mental, a Clínica Crescer possui Musicoterapia em seus serviços para proporcionar bem-estar aos seus pacientes. Visite nossa clínica no Riacho Fundo II, em Brasília-DF.
A Psicoterapia é responsável pelo diagnóstico e tratamento de doenças psíquicas, proporcionando qualidade de vida e bem-estar ao paciente.
A Horticultura Terapêutica estimula pacientes a estarem ao ar livre fazendo a manutenção de hortaliças e cuidando de plantas medicinais em um ambiente relaxante.
Os pacientes internados possuem uma alimentação balanceada e planejada pela equipe de nutrição, que cuida desde o plano dietético até a garantia de higiene do refeitório.
A Terapia Individual é baseada na busca por elementos inconscientes que influenciam diariamente nos sentimentos, pensamentos e ações do indivíduo.
Unindo música e saúde, a Musicoterapia ganhou seu espaço nas clínicas psiquiátricas após estudos que comprovam o seu benefício na melhora da concentração, comunicação e expressão do paciente.
A Psicoterapia em Grupo é o método terapêutico em que o profissional atende três ou mais pessoas, mediando conflitos e proporcionando uma relação aberta, acolhedora e saudável entre os envolvidos.
A assistente social é responsável por assegurar o bem-estar do paciente, seja físico, psicológico ou social, e valorizando o desenvolvimento integral do ser humano como sujeito de direito.
Artes Cênicas e Psicoterapia se unem para ajudar no bem-estar emocional e social, complementando o tratamento de pessoas com transtornos de humor ou dificuldades de socialização.
A Yoga se tornou uma terapia alternativa capaz de melhorar a qualidade de vida e reequilibrar o indivíduo, tanto fisicamente quanto mentalmente.
A Psicoterapia Familiar é o método terapêutico em que o mesmo psicólogo atende vários membros da família ao mesmo tempo, buscando mediar e ajudar a solucionar conflitos no ambiente familiar.
Com acompanhamento 24h de um quadro de enfermeiros e técnicos em enfermagem qualificados, os pacientes têm sua integridade física e mental asseguradas.
Uma das especialidades da terapia ocupacional, a Arteterapia utiliza da arte e da expressão artística para recuperar a saúde mental, o bem-estar emocional e a socialização do paciente.